segunda-feira, 14 de novembro de 2011


A Educação Escolar Através de Uma Nova Perspectiva


Em construindo Caminhos, Barbosa – Candau , nos colocam que os problemas socias que explodem na sala de aula apontam para uma realidade de que é necessário uma outra  visão e postura da educação. Uma educação realmente democrática, articulada entre igualdade e diferença, dentro do multiculturalismo.

A posição do educador é muito importante para que isso possa acontecer, mas a sua formação inicial e continuada é fator preponderante para todos no sentido de promover a inclusão de tais questões na educação.

Embora ainda distante do dia a dia, uma visão ampla da questão, onde se analisem os desafios sociais, excludente e multicultural é o que se coloca para a educação. A começar pela reflexão de cada educador, sua vivência e a de colegas traz oportunidade de ficar também mais próximo ao aluno, oferecendo o reconhecimento da diferença, atuantes como agentes socioculturais dentro de um espaço democrático e justo.

Freire em Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa –1996, nos diz que: Ensinar Não é transferir Conhecimento e em diferentes subtítulos argumenta que ensinar exige consciência do inacabamento, o reconhecimento de ser condicionado, respeito à autonomia do ser do educando, bom senso, humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores, apreensão da realidade, alegria e esperança, convicção de que a mudança é possível, curiosidade. Lembra ainda que Ensinar é Uma Especificidade Humana, exige segurança, competência profissional e generosidade, comprometimento, compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, liberdade e autoridade, tomada consciente de decisões, saber escutar, reconhecer que a educação é ideológica, disponibilidade para o diálogo, querer bem aos educandos.

Nenhum comentário: